Começamos os trabalhos com uma apresentação dos participantes: os "veteranos" contaram para os "novos" como havia sido o trabalho no semestre anterior e, os "novos", partilharam os motivos pelos quais haviam sido motivados a participar do grupo.
Passamos então, para o estudo do texto: Gálvez, Grecia. A Geometria, a psicogênese das noções espaciais e o ensino da geometria na escola primária. IN: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (orgs.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Conforme havíamos combinado, primeiramente foi realizada uma exposição do texto pelas participantes Izabel Maria da Silva Andrade e Cristiane S. R. Vilarino. Na sequência, houve um debate sobre o texto, no qual as indagações dos participantes puderam ser discutidas, recorrendo-se às vozes da Epistemologia e da Matemática.
O principal objetivo do trabalho com esse texto foi de "afinar" os olhares para a concepção de ensino e aprendizagem de Geometria, com a qual queremos trabalhar.
Para ilustrar um trabalho realizado nessa concepção, assistimos o vídeo "Matemática é D+ - Detetive de Figuras (2ª série)", publicado pela Revista Nova Escola.
Assista você também, o vídeo:
Para finalizar, foi proposto aos integrantes do grupo, que vivenciassem a mesma situação vivenciada pelas crianças no vídeo: que descobrissem qual figura havia sido sorteada, fazendo perguntas cujas respostas deveriam ser "sim" ou "não".
Uma das perguntas feitas, por um dos participantes, levou-nos à reflexão sobre o que é uma boa pergunta, para o objetivo que se quer atingir. Prometemos "repetir a dose", com o compromisso de nos apropriarmos, cada vez mais, do vocabulário matemático referente ao tema.
Na próxima semana, tendo em vista o planejamento e aperfeiçoamento da nossa participação no V Seminário Temático da Faculdade Sumaré, participaremos da oficina "O uso do Geoplano no ensino de Geometria", ministrada pela Professora Sabrina Saito.
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