segunda-feira, 21 de março de 2011

Palestra "As demandas editoriais e o ensino de Geometria" - Prof. Jefferson Cevada - 21/03/2011

Tivemos o privilégio de receber hoje, dia 21 de março de 2011, a visita de Jefferson dos Santos Cevada, que veio nos falar sobre "As demandas editoriais e o ensino de Geometria". Jefferson é licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso. Já atuou como professor no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas do Mato Grosso e de São Paulo e, atualmente, é editor de livros didáticos de Matemática e de Física de grandes editoras brasileiras.
Em um descontraído bate-papo com as participantes do grupo, o palestrante abordou os principais determinantes para a organização dos conteúdos matemáticos nos livros didáticos, enfocando mais os conteúdos de Geometria, por ser esse o tema atual de investigação do Grupo de Estudos.
Em sua fala, Jefferson nos apresentou, inicialmente, um panorama histórico das transformações pelas quais o ensino de Geometria tem passado.  Feito isso, elencou as "forças determinantes" para a escolha dos conteúdos de geometria para os livros didáticos, apontando a diversidade de caminhos e focos. Apresentou-nos, também, em linhas gerais, as propostas encontradas nos livros didáticos para o primeiro segmento do Ensino Fundamental e, para uma melhor contextualização, retomou as orientações dos documentos oficiais, mostrando-nos o quão abrangentes elas são. Finalizou  sua fala nos mostrando os anseios dos professores e da Educação Matemática, pontuando em que medida, os documentos oficiais e os livros didáticos existentes podem satisfazê-los.
Muito gentilmente, o palestrante ainda nos presenteou com livros diversos das Edições SM, editora na qual trabalha atualmente. Cada participante do grupo recebeu um livro e, mais do que isso, a possibilidade de embasar ainda mais suas reflexões sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Geometria, para os quais, o Livro Didático tem se constituido como uma importante ferramenta.
Nossos sinceros agradecimentos ao Jefferson e nosso desejo profundo de que tenhamos outras oportunidades como essa!
Veja as cenas do encontro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário