quinta-feira, 30 de junho de 2011

Maio e junho: meses de muito trabalho.

Nos últimos dois meses realizamos um intenso trabalho para redação de nosso primeiro artigo coletivo.
No segundo semestre do ano passado, nossos esforços estiveram mais voltados para a construção de nossa identidade como grupo. O GEP era uma experiência nova para todos nós e, especialmente para os alunos que, em sua maioria, estavam, pela primeira vez, participando de um espaço de aprendizagens como esse.
Já no início desse semestre, buscamos centrar nossos esforços na escolha de um tema de pesquisa. Já sabíamos, do que havíamos vivenciado no semestre anterior que esse tema estaria relacionado ao ensino e aprendizagem de Geometria.
Após várias leituras e discussões, adotamos como tema de nossa pesquisa
“As especificidades dos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e as propostas para o ensino de Geometria presentes nos documentos oficiais e nos livros didáticos”.
Escolha feita, passamos, inicialmente à leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, visando a análise do que é proposto para esse nível de ensino: o que deve ser ensinado e como deve ser ensinado.
Tínhamos como hipótese que os PCNs respeitam as etapas de desenvolvimento cognitivo pelas quais passam as crianças e, buscamos, então, compreender melhor essas etapas, debruçando-nos sobre a teoria Piagetiana.
Foram muitos momentos de leitura, dúvidas, reflexões, retomadas de conhecimentos anteriormente adquiridos, ressignificando-os. De todo esse trabalho surgiu o nosso primeiro artigo coletivo. "A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geometria no primeiro segmento do Ensino Fundamental" foi escrito "a dez mãos": as minhas (Maria Elena), da Sara Miranda Lacerda, da Elaine Soraia Souza de Oliveira, da Cristiane dos Santos Rocha Vilarino e da Maria de Fátima.
Nesse momento estamos realizando a revisão final do texto para que possamos encaminhá-lo, em breve, para a publicação.

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