Na reunião do GEP do dia 12 de setembro, decidimos iniciar mais uma frente de trabalho de pesquisa. Havíamos, durante as semanas anteriores acompanhado, atentamente, o alarde feito pela mídia sobre os resultados da Prova ABC. No dia 28 de agosto o Jornal "O Globo", teve como uma das manchetes de seu caderno sobre Educação: "Prova ABC: desempenho de estudantes recém-alfabetizados é melhor em leitura que em Matemática".
Do mesmo grupo jornalístico, o site G1 também publicou que "42,8% dos alunos do 3º ano sabem o esperado em matemática, diz prova".
Outros meios de comunicação também divulgaram manchetes semelhantes.
A Prova ABC é uma avaliação nova mas, que não teve resultados muito diferentes das outras avaliações externas aplicadas pelos órgãos governamentais. A pergunta que surge, então é: o que tem sido ensinado, de Matemática, nas escolas? Como tem sido ensinado? O que tem acontece que faz com o que tem sido ensinado não garanta bons resultados nas avaliações externas?
Decidimos, então, investigar. Temos como um campo fértil de pesquisa as salas de aula de 1º ano, nas quais atuam nossos alunos pesquisadores. Elaboramos algumas questões para serem respondidas por eles e algumas que deverão ser respondidas pelos professores regentes das classes. Em breve divulgaremos nossos primeiros dados de mais uma pesquisa desenvolvida pelo GEP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário