Como já havíamos dito em uma postagem anterior, estabelecemos uma parceria com a EMEF Mauro Ferreira da Silva, localizada no Município de Embu das Artes, para o planejamento e aplicação de uma sequência de atividades voltadas para o ensino de Geometria. Para que isso se fizesse possível, contamos com a ajuda da Pedagoga Izabel Maria da Silva Andrade, professora regente da classe de 3º ano e professora parceira do Grupo.
Izabel já havia participado ativamente do GEP e, quando teve que se ausentar por conta do cargo assumido na referida escola, colocou-se a disposição, no que fosse necessário, para que o GEP pudesse avançar ainda mais no seu percurso de construção de conhecimentos.
A ideia de planejarmos uma sequência didática e aplicá-la, surgiu de algumas constatações sobre como a Geometria tem sido ensinada nas escolas e, dos estudos que foram decorrentes das mesmas.
Uma primeira motivação veio do fato de que nós, do GEP, vínhamos nos inquietando com relatos de professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental acerca de suas dificuldades em ensinar os conteúdos propostos de Geometria. Tínhamos percebido uma tendência de se trabalhar, unicamente, as figuras e sólidos geométricos , apresentando, inclusive, dificuldades de diferenciá-los.
A partir dessa nossa inquietação, debruçamo-nos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, visando conhecer melhor o que está proposto para esse segmento de ensino.
Fomos buscar, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos para o Ensino do Bloco de Conteúdo chamado de "Espaço e Forma" e, nos aportes teóricos piagetianos, as características dos educandos do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, em termos de desenvolvimento das noções de espaço e forma.
Planejamos, então, uma sequência didática que fosse coerente com os estudos realizados e, que respeitasse as necessidades e as especificidades do grupo para o qual estávamos elaborando a proposta.
Contamos, o tempo todo, com a colaboração da Professora Izabel, para nos oferecer parâmetros do que era ou não possível fazer, tendo em vista o tempo que dispúnhamos para isso e, as características do GEP.
Como nossa interação não poderia ser presencial, dada a incompatibilidade de horários para nos encontramos com a Professora Izabel, lançamos mão dos meios eletrônicos mas, acima de tudo, pudemos contar com a colaboração da participante do GEP Cristiane Vilarinho.
Cristiane mora nas proximidades da escola parceira e se dispôs, o tempo todo, a ser a ponte entre o GEP e a Professora regente, além de registrar, pessoalmente, algumas das atividades realizadas.
A experiência foi riquíssima para todos os envolvidos.
Nesse momento estamos organizando os materiais produzidos e os registros realizados para, em breve, partilharmos nossos conhecimentos construídos.
Queremos agradecer à Professora Izabel, às crianças que se dispuseram a participar das atividades, à Equipe Gestora da EMEF Mauro Ferreira da Silva e à Cristiane, sem os quais, esse importante momento de aprendizagens não teria sido possível.
Em breve postaremos mais notícias sobre essa experiência. Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário