terça-feira, 5 de abril de 2011

Escrever não é tarefa fácil...(Encontro do dia 28 de março)

"Escrever não é fácil, não há glamour. E depois você escreve e espera cem anos para ser compreendido. E às vezes não é compreendido. A ânsia por dar sentido à escrita é algo muito doloroso."
Ronaldo Correa de Brito
(Folha.com, 05/08/2010).

A todos os palestrantes e convidados do V Seminário Temático da Faculdade Sumaré foi solicitado a escrita de um artigo para a Revista Eletrônica da Faculdade, com o intuito de deixar registrado esse momento de muitas aprendizagens.
Como escrever não é tarefa fácil, bem como nos disse o escritor cearense de 59 anos, Correa de Brito, consagrado por seu romance "Galiléia", decidimos, já no início dos nossos trabalhos como Grupo de Pesquisa, que as escritas individuais seriam submetidas à opinião de todos os participantes do Grupo, para que pudéssemos ter várias opiniões e, muitas ajudas.
Hoje foi o dia de revisarmos o artigo de Elaine Soraia Souza de Oliveira, participante do nosso grupo e que ministrou, juntamente com a Professora Elaine Regina Marquezin Marinho, o workshop "Geogebra - o uso de softwares nas aulas de Matemática".
O artigo elaborado por Elaine Soraia, intitulado "Matemática e informática – O Geogebra como recurso de aprendizagem nas séries iniciais", tem como principal objetivo expor as transformações das concepções pedagógicas em relação ao ensino de matemática e também apresentar uma síntese do que é o software Geogebra e, como esse pode ser utilizado como um recurso no ensino da matemática.
Fizemos uma revisão do texto, que já estava muito bom, à dezoito mãos e, o produto final já foi encaminhado para publicação.
Embora escrever não seja fácil, perceber que somos capazes de fazê-lo, traz uma grande realização e nos deixa com "gostinho de quero mais". Nas palavras de Elaine: "...depois do Seminário, me dá a vontade de mudar um monte de coisas...Agora eu tenho um outro olhar e outras coisas para escrever..."
Por enquanto essa escrita atende aos objetivos propostos mas, por que não partir agora para a escrita do próximo artigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário