Blog do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, da Faculdade Sumaré.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Uma viagem pela Ásia por meio de brinquedos e brincadeiras e as sete peças do Tangram (Encontro do dia 04 de abril)
É possível aprender Matemática brincando? É possível viajar por países distantes, sem sair do lugar e, com as construções culturais de outros povos, aprender conceitos matemáticos?
A resposta afirmativa à essa e outras questões referentes à Etnomatemática e à ludicidade pode ser encontrada na Oficina ministrada no dia 04 de abril, pela Profª Rosa Goldgrub, para os participantes do GEP Educação Matemática.
A Profª Rosa Goldgrub é mestre em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pedagoga com especialização em educação infantil e psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires. È brinquedista e e consultora para implantação de brinquedotecas e recursos lúdicos em serviços de saúde e educação da Associação Brinquedoteca Alegria de Viver
Na ocasião da oficina Rosa nos possibilitou uma viagem pelos países asiáticos como Tibete, Japão e China, através da escuta de sons típicos dessas culturas e da manipulação de diversos materiais.
Papéis coloridos, caleidoscópios, tesouras, colas, placas de E.V.A., figuras recortadas de cavalinhos, entre outras coisas, nos possibilitaram a construção de materiais e conhecimentos diversos. Pudemos construir bandeiras tibetanas mensageiras de bons desejos e mandalas tranquilizantes. Construímos também, nosso próprio chapéu chinês, no qual registramos, com ideogramas chineses, nossos votos de um "Feliz Ano Novo Chinês". Vestidas com nossos chapéus, chegamos à China e lá pudemos conhecer os mistérios da lenda do Tangram e explorar os conceitos matemáticos envolvidos nesse interessante quebra-cabeças.
Nossas produções comporão uma exposição na brinquedoteca da Faculdade Sumaré, que terá o mesmo tema da oficina e será organizada pela Profª Rosa Goldgrub. Em breve, teremos mais notícias da exposição!
Se você se interessou pelo Tangram, aceite os desafios propostos no site Rachacuca: http://rachacuca.com.br/jogos/tangram
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meus parabéns pelo texto.Realmente ele diz tudo, foi uma verdadeira viagem pela Ásia por meio de brinquedos,este encontro foi maravilhoso.
ResponderExcluir