segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Diferentes histórias, diferentes expectativas...

Nessa segunda feira, dia 06 de fevereiro, o GEP em Educação Matemática reiniciou suas atividades.
Contamos, nesse primeiro encontro, com sete participantes, três dos quais, membros antigos do GEP (Maria Elena Roman de O. Toledo, Sara Lacerda e Elaine Soraia de Oliveira) e, quatro novos integrantes (Vanessa Rosires, Cleber Americo Cartuchi, Alex Sandro de Souza e Dimas Cássio Simão).
O objetivo de nosso encontro de hoje foi mostrar aos novos participantes o percurso de construção de identidade e de conhecimentos pelo qual o GEP tem passado, desde a sua criação, em agosto de 2010, até hoje.
Além disso, quisemos ouvir mais sobre quem estava chegando e quem já estava participando, para conhecermos suas motivações para a participação e suas expectativas em relação ao Grupo.
Três dos quatro novos integrantes, são alunos concluintes do Curso de Pedagogia (um do sexto semestre e dois do sétimo semestre de curso), que tem, em comum, uma difícil relação com os conteúdos da Matemática.
Essa difícil relação fica explícita na fala desses integrantes:
“Eu vou fazer o meu TCC sobre o Ensino de Matemática e, vou começar a minha apresentação, dizendo que só escolhi esse tema justamente porque eu odeio a Matemática” (Cleber)
“Eu vim porque eu preciso me alfabetizar em Matemática...” (Vanessa)
“Atuei como aluno pesquisador e vi muitas coisas erradas no ensino da Matemática. Lá na escola havia uma professora que passou o ano inteiro ensinando os números de 1 até 10! Ela achava que devia ensinar um número por mês e era reconhecida como uma boa professora...” (Alex)
A expectativa, nesse sentido, é a de ressignificar os conteúdos matemáticos aprendidos em suas histórias de escolarização e pensar, coletivamente, em possibilidades de ensino, para que seus alunos possam, efetivamente, aprender matemática, estabelecendo sentido para aquilo que está sendo aprendido.
Outra participação em nossa reunião, que nos deixou muito contente, foi a do nosso colega Dimas, graduado em Matematica, com Especialização em Metodologia do Ensino Superior, que atualmente cursa o Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP e, trabalha como Analista Técnico Educacional no SESI-SP .
Temos certeza, que Dimas tem grandes contribuições para a GEP e que, na troca de experiências e conhecimentos, todos terão ganhos.
Discutimos sobre as perspectivas de trabalho para esse ano e, optamos por dar continuidade a duas frentes de trabalho que tinham sido iniciadas do ano anterior: o relato do experiência de parceria com uma escola Municipal, no Municipio de Embu das Artes (EMEF Mauro Ferreira da Silva) para a aplicação de uma sequência didática e, a tabulação e análise dos dados coletados sobre o Ensino de Matemática nas classes de 1º ano, da Rede Municipal de Ensino.
Nesse sentido, combinamos como primeira leitura do ano, o material publicado no “Guia de Orientações Curriculares – Proposição de Expectativas de Apredizagem – Ciclo I), sobre as expectativas de aprendizagem, para Matemática, para o 1º ano do Ciclo Básico. Essa leitura subsidiará nossa análise dos dados coletados sobre o que tem sido ensinado nas salas iniciais do Ensino Fundamental.
As inscrições continuam abertas! Se você quiser participar basta mandar um e-mail para: maria.roman@facsumare.com.br, enviando um mini curriculum, um telefone e um e-mail para contato.
Esperamos por você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário