Nos dias 12, 19 e 26 de
março os esforços dos participantes do GEP em Educação Matemática estiveram
voltado para a tabulação dos dados da pesquisa realizada no final do ano
passado sobre o ensino da Matemática nas classes de 1º ano.
Na ocasião, alunos do
Curso de Pedagogia que atuam como alunos pesquisadores nas salas de 1º ano da
Rede Municipal de Ensino, foram convidados a participar de um levantamento de
dados sobre o que é ensino de Matemática nas classes de alfabetização. Além do
levantamento dos conteúdos ensinados, a pesquisa pretendeu coletar dados sobre
como tem sido realizado esse ensino e, quais as concepções docentes sobre o
mesmo.
O instrumento elaborado
visou o levantamento de dados a partir de dois olhares: o dos professores
regentes e dos alunos pesquisadores que, inseridos no cotidiano da sala de
aula, tem condições de se colocar na posição de observadores externos capazes
de olhar para as práticas sob um outro ponto de vista.
Estamos concluindo a
tabulação e pretendemos, em breve, começar a analisar os dados a luz dos
estudos que temos realizado.
Nesse período
conseguimos agendar mais um Evento Aberto, previsto para o dia 09 de abril.
Nessa data receberemos a visita da palestrante Regiane Perea de Carvalho,
formadora de docentes da Rede Municipal de Ensino e docente da UNINOVE, que irá
nos brindar com sua palestra: “ Reflexão sobre a importância e o aprendizado da
Educação Matemática desde a primeira infância”, na qual abordará as relações
entre Literatura Infantil e Matemática, entre outros aspectos relevantes para o
ensino e a aprendizagem de Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário