terça-feira, 2 de abril de 2013


No dia 28 de março, às 9:45 horas, o GEP em Educação Matemática da Faculdade Sumaré retomou suas atividades, agora em novo local: a Unidade Santo Amaro.
Em breve (03/04), os alunos da Unidade Belém também poderão participar do GEP, sem sair da sua Unidade.
Começamos as atividades com um grupo pequeno (6 pessoas) mas extremamente motivado: a Rosângela  (7ºsemestre), Luci Mara, Ângela e Valéria  (5ºsemestre), Sueli (4º semestre) e Roseli (3ºsemestre).
De uma maneira geral, temos um grupo de pessoas que gostam de Matemática e que querem saber mais sobre os processos de ensino e aprendizagem dessa disciplina, para que possam possibilitar aos seus futuros educandos uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos.
Apenas uma das participantes afirmou não gostar de Matemática. As causas para isso residem em sua história de escolarização a qual foi marcada por insucessos.
Um outro ponto em comum desse grupo é a constatação, em diferentes experiências, da dificuldade que muitas vezes as crianças tem em aprender matemática. Foi colocada, então, a seguinte questão: será que as crianças tem dificuldades em aprender Matemática ou, os professores tem dificuldades em ensinar?
As memórias dos nossos processos de escolarização apontam para um ensino mecanizado de Matemática, no qual adotávamos procedimentos os quais, na maioria das vezes, não eram compreendidos.
Para ensinar bem é necessário conhecer bem  o objeto de conhecimento que será ensinado.
Combinamos que levaremos em consideração as demandas do grupo para a eleição dos temas dos nossos encontros e, que se necessário, realizaremos algumas oficinas, ao longo do caminho, para ressignificar os conteúdos matemáticos mecanizados em nosso processo de aprendizagem.
Alguns temas já foram sugeridos pelos participantes e no nosso próximo encontro, que será no dia 11 de abril, discutiremos a História da Matemática como um caminho para ensinar Matemática.
Poderemos contar, já no próximo encontro, com mais três participantes: Ana Paula e Cláudia (do 4º semestre) e Andréia (do 3º semestre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário