quinta-feira, 16 de maio de 2013

Encontro de 08 de maio de 2013 - Unidade Belém


Fizemos nova reunião na Unidade Belém em 08 de maio, com a presença de duas alunas da Pedagogia e três alunos da Licenciatura em Geografia. 
Depois de uma nova rodada de apresentação dos participantes, conversamos sobre os interesses de pesquisa de cada um para podermos chegar a um tema de interesse comum. 

Os alunos da Geografia já chegaram com um grande interesse em pesquisar as questões relacionadas a Cartografia. Então, escolhemos pesquisar a interface entre a Matemática e o ensino de Cartografia nas aulas de Geografia. Um dos alunos já leciona em uma escola de Ensino Fundamental 2 e isto pode ser um elemento facilitador para as investigações de campo. Um dos alunos da Geografia tem interesse em pesquisar as questões relacionadas a Geopolítica, em relação à Cartografia.

Combinamos de começar a pesquisa buscando dados gerais para as questões colocadas até o momento e irmos fazendo, aos poucos, os recortes para a continuidade do processo. Conforme formos desenvolvendo a pesquisa, talvez seja possível fecharmos em duas direções, uma para as questões gráficas ou de escalas e outra, voltada para as proporções. Ou seja, pensamos na possibilidade de fechar a investigação em interesses diversos. Cada um utilizaria os estudos teóricos iniciais e os dados coletados para fechar a análise em um eixo distinto.



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Encontro 07 de maio - Unidade Santo Amaro

No dia 07 de maio realizamos mais um encontro do GEP em Educação Matemática da Faculdade Sumaré, na Unidade Santo Amaro.
Estiveram presentes seis pessoas, algumas das quais já estavam participando dos encontros e duas participantes novas. Estiveram presentes: eu, a Professora Sara Lacerda,  a Natalia Aparecida Dantas, a Janaína Lima, a Valdenice Novais e a Andreia Fidelis.
Como já havíamos percebido em outros momentos da história do Grupo, muitas das futuras Pedagogas que nos procuram vem motivada pela dificuldade que tiveram em aprender Matemática. A dificuldade traz um certo desprazer em relação a esse componente curricular mas, ao mesmo tempo, a consciência que para oportunizar uma aprendizagem significativa para os seus futuros alunos, é necessário que os conhecimentos aprendidos (ou mecanizados) em suas histórias de escolarização sejam ressignificados.
Havíamos nos proposto a discutir a introdução e o oitavo capítulo do livro do Ifrah mas, como a maioria não havia estado presente em nosso último encontro, retomamos as discussões anteriormente realizadas para que pudéssemos garantir um conhecimento comum sobre o que vem sendo abordado.
Foi trazido para a discussão do Grupo, por mim, um material produzido pela DE de Taboão da Serra, para uma Formação em Didática da Matemática, do Programa Ler e Escrever, em 2010, intitulado "Números e Operações: Por onde começar?". Nesse material consta uma pesquisa realizada pela Professora  Dra Célia M. Carolino Pires sobre as opiniões infantis sobre as finalidades dos números. 
A referida Professora entrevistou crianças de 5, 6 e 7 anos de idade e o que infelizmente se pode constatar é que na medida em que as crianças vão crescendo, elas parecem "desaprender" sobre os números.
Crianças de 05 anos atribuem funções sociais aos números tais como: "contar coisas, marcar o dia dos compromissos e datas importantes, saber o dia no calendário, fazer contas, saber matemática, fazer a contagem quando lança um foguete, fazer lista de regras, saber o dia do aniversário, medir na réuga, saber quantos anos tem, saber o nosso peso e as horas."
As crianças maiores (de 07 anos) atribuem "funções escolarizadas" aos números: "fazer contas, fazer atividades de Matemática, ir bem na prova de Matemática, passar de ano..."
A análise dos dados trazidos pela pesquisa nós levam  a refletir sobre o papel da escola na "desaprendizagem" de Matemática e sobre o que é necessário fazer para que as crianças continuem construindo conhecimentos de maneira prazerosa e efetiva.
Para refletir mais sobre a Matemática escolar e a Matemática cotidiana fica a dica de leitura:



NUNES, Terezinha; CARRAHER, David William, SCHLIEMANN, Analucia. Na Vida Dez, na Escola Zero. São Paulo: Cortez, 2011 (16ª Edição).

ATENÇÃO: Nosso próximo encontro na Unidade Santo Amaro será no dia 21 de maio, 3ª feira, às 9:45 horas.


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Encontro 25 de abril de 2013.



No dia 25 de abril tivemos mais um encontro do nosso Grupo na Unidade Santo Amaro da Faculdade Sumaré.
Estiveram presentes sete pessoas: eu , a Professora Sara, a Fátima, a Rosângela, a Valéria e duas novas integrantes, a Valdice (do 7º semestre) e a Andréia Fidelis (do 3º semestre).
Alguns dos participantes tem se mantido desde o início dos encontros. Alguns tem vindo em apenas alguns dos encontros e, a cada dia, chegam novas pessoas.
Para que possamos escolher um tema de pesquisa e aprofundar os estudos sobre ele, a partir do próximo mês, é de grande importância que as pessoas interessadas em participar passem a frequentar todos os encontros. A continuidade também é fundamental para o processo de construção da identidade do Grupo.
Havíamos nos proposto a discutir os Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental I. Elegemos para a leitura as partes referentes à caracterização do conhecimento Matemático e dos caminhos propostos para o ensino de Matemática, priorizando a história da Matemática, que já vínhamos discutindo.
Discutimos aspectos importantes sobre o papel da Matemática na formação dos cidadãos, a caracterização do conhecimento matemático e da história da matemática como um caminho para ensinar Matemática.
Nossas discussões foram permeadas por relatos de experiências vividas ou observadas que, ao mesmo tempo ilustram as discussões e são ressignificadas.
Para que possamos continuar aprofundando nossos estudos sobre a história da Matemática, combinamos, para o próximo encontro, a leitura da Introdução e do oitavo capítulo do livro: IFRAH, Georges. Os Números: a história de uma grande invenção. São Paulo: Globo, 1989.


Livro Números A História De Uma Grande Invenção - G. Ifrah - Livros
ATENÇÃO: Excepcionalmente, nosso próximo encontro será na terça feira, dia 07 de maio. Compareçam!

Vaja as fotos do nosso encontro: