quarta-feira, 15 de maio de 2013

Encontro 07 de maio - Unidade Santo Amaro

No dia 07 de maio realizamos mais um encontro do GEP em Educação Matemática da Faculdade Sumaré, na Unidade Santo Amaro.
Estiveram presentes seis pessoas, algumas das quais já estavam participando dos encontros e duas participantes novas. Estiveram presentes: eu, a Professora Sara Lacerda,  a Natalia Aparecida Dantas, a Janaína Lima, a Valdenice Novais e a Andreia Fidelis.
Como já havíamos percebido em outros momentos da história do Grupo, muitas das futuras Pedagogas que nos procuram vem motivada pela dificuldade que tiveram em aprender Matemática. A dificuldade traz um certo desprazer em relação a esse componente curricular mas, ao mesmo tempo, a consciência que para oportunizar uma aprendizagem significativa para os seus futuros alunos, é necessário que os conhecimentos aprendidos (ou mecanizados) em suas histórias de escolarização sejam ressignificados.
Havíamos nos proposto a discutir a introdução e o oitavo capítulo do livro do Ifrah mas, como a maioria não havia estado presente em nosso último encontro, retomamos as discussões anteriormente realizadas para que pudéssemos garantir um conhecimento comum sobre o que vem sendo abordado.
Foi trazido para a discussão do Grupo, por mim, um material produzido pela DE de Taboão da Serra, para uma Formação em Didática da Matemática, do Programa Ler e Escrever, em 2010, intitulado "Números e Operações: Por onde começar?". Nesse material consta uma pesquisa realizada pela Professora  Dra Célia M. Carolino Pires sobre as opiniões infantis sobre as finalidades dos números. 
A referida Professora entrevistou crianças de 5, 6 e 7 anos de idade e o que infelizmente se pode constatar é que na medida em que as crianças vão crescendo, elas parecem "desaprender" sobre os números.
Crianças de 05 anos atribuem funções sociais aos números tais como: "contar coisas, marcar o dia dos compromissos e datas importantes, saber o dia no calendário, fazer contas, saber matemática, fazer a contagem quando lança um foguete, fazer lista de regras, saber o dia do aniversário, medir na réuga, saber quantos anos tem, saber o nosso peso e as horas."
As crianças maiores (de 07 anos) atribuem "funções escolarizadas" aos números: "fazer contas, fazer atividades de Matemática, ir bem na prova de Matemática, passar de ano..."
A análise dos dados trazidos pela pesquisa nós levam  a refletir sobre o papel da escola na "desaprendizagem" de Matemática e sobre o que é necessário fazer para que as crianças continuem construindo conhecimentos de maneira prazerosa e efetiva.
Para refletir mais sobre a Matemática escolar e a Matemática cotidiana fica a dica de leitura:



NUNES, Terezinha; CARRAHER, David William, SCHLIEMANN, Analucia. Na Vida Dez, na Escola Zero. São Paulo: Cortez, 2011 (16ª Edição).

ATENÇÃO: Nosso próximo encontro na Unidade Santo Amaro será no dia 21 de maio, 3ª feira, às 9:45 horas.


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